Saber lidar com brigas e conflitos dos moradores de condomínios não é uma tarefa muito fácil para síndicos e sub-síndicos.
Por isso, separamos algumas dicas para você solucionar com mais sabedoria essas questões e ter uma convivência “paz e amor” com os condôminos. Confira a seguir!
Problemas comuns que causam conflitos entre moradores em condomínios
Muitos problemas, por mais que sejam comuns, podem gerar muitas brigas e conflitos que podem ser evitados com uma boa conduta do síndico ou sub-síndico. Eles são:
Barulhos
Barulhos frequentes de música alta, festas, conversas em alto tom e instalação de móveis fora de hora são os principais causadores de conflitos entre moradores.
Solução: para ter certeza do apartamento ou casa do condomínio que está ocasionando o barulho, peça ao zelador ou ronda para confirmar se é algo ocasional ou sempre acontece com esse morador.
Se confirmar, analise se está ferindo alguma norma do regimento interno ou lei do silêncio e converse com o morador, caso se repita, aplique a advertência e multa.
Brigas entre familiares e vizinhos
Outra fonte de problema para o síndico resolver são as brigas entre familiares e vizinhos. Acontece muito nervosismo e imprudências neste momento.
Solução: não tente intervir se for uma discussão, mas se houver alteração de tom ou agressão, principalmente em caso de mulheres e crianças, procure conversar e agir com bom senso.
Vá acompanhado de mais um funcionário para garantir a sua segurança e dos moradores.
Animais de estimação
Animais de estimação em condomínios também geram muitas dores de cabeça para o síndico. Cães sem as devidas proteções, fora da coleira, independente do porte, podem ser um grande problema para o síndico resolver.
Solução: verifique se os cães estão mesmo sem coleiras e proteção e faça valer o regimento, aplique as advertências e multas conforme o previsto.
Garagem
Garagem é uma coisa simples, cada morador tem a sua, podendo ser uma ou duas vagas.
Solução: se acontecer algum conflito relacionado a isso, quando o morador tem mais veículos e utiliza de forma que prejudique a vaga de outro morador, procure apresentar soluções como aluguel de garagem de outro vizinho ou indique estacionamentos perto do empreendimento.
Reserva de áreas comuns
Normalmente, quando um morador reserva o salão de festas, ele terá convidados e visitantes que não sabem como funciona o regimento do condomínio.
Solução: no ato da reserva do espaço, procure explicar ao morador que a utilização para visitante é apenas no lugar que ele reservou, que outras áreas comuns (como, por exemplo, a piscina) são de uso dos moradores.
Reuniões e Assembleias fora de época
A época de férias, festas e feriados não é uma boa data para se marcar as Reuniões e Assembleias do condomínio, pois muitos moradores estão for a da cidade e não podem participar das decisões ou acompanhar a prestação de contas.
Solução: é bem simples, não marque Reuniões e Assembleias nessas épocas do ano, procure sempre datas que todos possam participar.
5 dicas para solucionar conflitos com condôminos de maneira pacífica
Além dos principais das soluções apresentadas para os problemas que geram conflitos com moradores, separamos também algumas dicas para você, síndico, solucionar os conflitos no seu condomínio de maneira tranquila. Confira:
● Muita calma, paciência e discrição;
● Boa comunicação com funcionários do condomínio;
● Conhecer bem os moradores e regimento interno;
● Incentivo a participação dos condôminos em Reuniões e Assembleias;
● Transparência na gestão e conduta.
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